19 setembro, 2006

Convento de Mafra


(...) "Perguntou el-rei, É verdade o que acaba de me dizer sua eminência, que se prometer levantar um Convento em Mafra terei filhos, e o frade respondeu, Verdade é, senhor...”

In Pág. 9 , Memorial do Convento
Bendita promessa...

21 comentários:

Laranjinha disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Laranjinha disse...

É verdade. E bendita concretização!

Vegana da Serra disse...

Se não fosse a Igreja, não havia monumentos na Europa. Pelo menos nisso, a Igreja católica foi excelente...

Anónimo disse...

Depois de tanto esforço e tanta função, a obra teria de ser um estrondo. :)
E foi... é!

Bruno Mann disse...

Certamente, os homens vão e tudo o resto permanece ao sabor do tempo.

Anónimo disse...

Passei aqui pelo blog,e quando vejo que o teu post é sobre o livro "Memorial do Convento" ,lembrei m logo que este ano lectivo que comecou agora,vou ter de o ler,e acho que o livro nao é assim nada especial,tem umas partes muito secantes e a escrita de Jose Saramago cansa bastante.Mas algumas pessoas me dizem que os livros de Saramago, "primeiro estranha e depois entranha-se" ,agora se isto é verdade ou nao ainda nao vos sei responder.Abracos e continuacao de um bom blog!

Rui Pedro disse...

Os quartos de suas altezas reais distavam mais de 100 metros... É uma bela visita. Uma coisa engraçada é o discurso da guia, é mais ou menos assim sem verbos nem artigos: "cómoda século XVII, embutidos marfim, estilo Japonês, puxadores ouro maciço".

Zorze Zorzinelis disse...

Digno de participar no Cribs da MTV!!!

Laranjinha disse...

Concordo contigo Francisco, quando citas Fernando Pessoa dizendo que "primeiro estranha-se e depois entranha-se" em relação à escrita de Saramago.
O primeiro livro de Saramago que li foi o Ensaio Sobre a Cegueira e a partir daí tenho tentado ler os livros que vão saindo. A nossa leitura tem que entrar na escrita, no ritmo da escrita. Eu acho que José Saramago tem humor, escreve com muito humor.
Bem Rui, no próximo encontro do À Volta das Letras está pensado participarmos na visita guia ao convento sobre a obra, vamos ver como falará a guia :)

Zorze Zorzinelis disse...

Ensaio Sobre a Cegueira é um excelente livro. Saramago é um pouco como Manoel de Oliveira; o "Vou para Casa", assim como outros, é um filme extraordinário e muito fácil de ver.

Anónimo disse...

Visitei o Convento de Mafra já faz muitos anos, mas do que me lembro e do que simplesmente se vê da parte exterior é verdadeiramente sumptuoso!

O que o torna ainda mais fascinante é toda a história que está por detrás de tão belo monumento!

Totoia disse...

Concordo contigo zorze, o ensaio sobre a cegueria é excelente. Já leste o Memorial?

Sandra b,. essa história que está por detrás está toda escrita mo memorial assim como outras histórias muito engraçadas, como a do homem que queria voar...Consegui abrir o apetite?:)

Anónimo disse...

OK! Conseguiste abrir o apetite, vou tentar ler "o Memorial do Convento"! Eu sempre gostei muito de história e pode ser que isso seja um ponto a favor, além disso já tenho outros gostos literários que não tinha na altura que o tentei ler! Das transcrições que têm feito tenho gostado e não me parecem muito "pesadas"! Vamos ver!



Caso goste ou não também vou tentar ler "O Ensaio sobre a Cegueira", fiquei curiosa!

Obrigada pelo teu comentário!

Aragana disse...

Conforme disse... eu já ando para ler o Memorial há anos!

LOL

Barão da Tróia II disse...

Pois, enquanto os Ingleses faziam a Revolução Industrial, nós faziamos Igrejas. O livro é bonito mas gosto mais do Ensaio sobre a cegueira.

Totoia disse...

Olá Aragana, já ouviste aquele ditado que diz: "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje"?:)

Barão da troia ii, neste momento estamos com o Convento talvez no futuro seja o Ensaio sobre a cegueira, quem sabe...

Anónimo disse...

Acrescento uma nota de contentamento absoluto pelo aumento substancial do número de mensagens deixadas aqui na tertúlia. São "bués" !

Bruno Mann disse...

O espaço é bom! A escrita é boa! As pessoas são simpáticas...a receita!

Totoia disse...

Obrigado Nuno Matos!!:)

Anónimo disse...

passei aqui à procura de imagens do convento de mafra e deparei-me com este blog sobre o memorial do convento. Eu li por "obrigação" este livro no 12ºano e confesso que não gostei muito. Penso que está demasiado crítico em relação à Igreja. Saramago na minha opinião é demasiado generalista em relação à Igreja. Não concordo que todos os padres ou qualquer membro da Igreja Católica seja assim tão mau como ela pinta. Mas é apenas a minha opinião.

Abraço e boas leituras

Anónimo disse...

PASSEI AQUI PARA VER O MEMORIAL DO CONVENTO DE MAFRA MAS NAO ENCONTREI O QUE VIA MAS PELO QUE VI E'ISTO NEM TA MAU E PARA AS PESSOAS QUE PRECISAREM DE CÁ VIR PARA PESQUISAR DEVEM VIR ESTA MUITO BOM!!!



ASS:ANONIMO............