24 janeiro, 2014

ameriCanah - primeiras impressões


Americanah, foi uma daqueles títulos que apontei no meu caderno preto para ler mais tarde ou porque li numa crítica ou por me terem falado dele, seja qual tenha sido o motivo o certo é que ficou registado.
Quando me chegou as mãos e o conhecei a ler fiquei de imediato rendida à escrita de Chimanda Ngozi Adichie de uma forma descontraída ela vai descrevendo a vida de uma jovem nigeriana que vai viver para os EUA.

Com o avançar da história fui percebendo que o livro vai muito além da história de Ifemelu e Obinze (o par romântico), é um quase tratado do racismo que prevalece actualmente nos EUA.
Ainda vou a meio da leitura mas para já a nossa Ifemelu separada do Obinze (que entretanto foi deportado para a Nigéria), tem um blogue sobre questões raciais e convive com um grupo de intelectuais com quem discute questões ligadas ao mesmo tema, no inicio do romance ela decide regressar à Nigéria.
Veremos como vai ser esse regresso.

“quem me dera pertencer aos países que dão e não aos que recebem”



Boas leituras!

Sem comentários: