23 novembro, 2008

É de literatura que se fala….


O À Volta das Letras é um blogue sobre literatura, como tal faz todo o sentido falar da exposição Weltliteratur que está na Fundação Calouste Gulbenkian, Galeria de Exposições Temporárias até 4 de Janeiro de 2009.

O início é curioso, somos convidados a ver a exposição num outro ângulo e a ler o jornal que trata apenas da Weltliteratur.

Claro que guardei o jornal e iniciei a “viagem” pelas salas. A certa altura senti-me perdida, sem preparação para o que ia ver, não conseguia perceber qual a lógica, se tinha alguma, qual o critério. Ainda assim estava a gostar, rodeada de textos e obras de arte comecei a perceber o sentido.

No entanto a leitura do dito jornal que me foi oferecido no início confirmou algumas ideias e ajudou-me a perceber melhor outras tantas.

Aqui fica um apanhado da entrevista feita por Elisabete Caramelo a António Feijó e Manuel Aires Mateus.

“O pressuposto é de que a leitura pode ser, e é, muita vezes árdua, mas também é algo que cumula o leitor, se uma pessoa se der a esse esforço.”

“ A forma como vi esta exposição é que ela é uma exposição sobre o prazer da literatura, a descoberta do prazer da cultura.”

“O Manuel foi buscar o que é central à exposição, a ideia de que há uma série de autores de que toda a gente fala, mas pouca gente lê.”

“Mas podemos dizer que há uma coisa determinante na primeira mensagem da exposição - todos nós escrevemos, o que não faz de nós poetas e depois saímos da exposição com a certeza de que a literatura nos enriquece.”

Outro pormenor muito importante é que estão a fazer visitas guiadas à exposição:
Todos os sábados
das 12h00 às 13h00
das 16h45 às 17h45

Todos os domingos
das 12h00 às 13h00
das 16h00 às 17h00

Todas as terças e quintas-feiras
das 12h45 às 13h45
Inscrições:T: 217 823 555 (Seg. a Sexta – 9:00h/13:00h 14:30h/17:30h)
E: acantunes@gulbenkian.pt
Vale a pena ir ver!

Sem comentários: