29 dezembro, 2006
Feliz Ano Novo
Que 2007 seja um ano inesquecível, cheio de realizações e de momentos felizes de preferência na nossa companhia e com um bom livro por perto.
Boas entradas!!
Ai Apolo!
"-Oh romanos! pois acreditais que em Galileia ou Judeia apareçam profetas consumando milagres? Como pode um bárbaro alterar a Ordem instituída por Zeus?... Mágicos e feiticeiros são vendilhões, que murmuram palavras ocas, para arrebatar a espórtula dos simples... Sem a permissão dos Imortais nem um galho seco pode tombar da árvore, nem seca folha pode ser sacudida na árvore. Não há profetas, não há milagres... Só Apolo Délfico conhece o segredo das coisas."
In Suave Milagre, Eça de Queirós
Não fazia ideia que era o Deus das doenças...
27 dezembro, 2006
Mar da Galileia
"Nesse tempo Jesus ainda se não afastara da Galileia e das doces, luminosas margens do lago de Tiberíade: – mas a nova dos seus Milagres penetrara já até Enganim, cidade rica, de muralhas fortes, entre olivais e vinhedos, no país de Issacar."
In Suave Milagre, Eça de Queirós.
22 dezembro, 2006
18 dezembro, 2006
A Biblioteca
17 dezembro, 2006
Clássico Orestes
"Não teve sarampo e não teve lombrigas. Nunca padeceu, mesmo na idade em que se lê Balzac e Musset, os tormentos da sensibilidade. Nas suas amizades foi sempre tão feliz como o clássico Orestes."
A semana do Eça
Esta semana vamos ler o conto de Eça de Queirós Civilização. Na semana seguinte é o Suave Milagre também de Eça, um conto de Natal, tinha de ser, certo?
Quem já leu os contos, sugiro que comece com o Pedro Canais e a Lenda de Martim Regos (sugestão para o mês de Janeiro) é um livro grande, que vai dar luta, está escrito em português do século quinze. Mas o enredo promete.
Boas leituras.
P.S: Ainda não decidimos o local do próximo encontro, espero sugestão vossas.
15 dezembro, 2006
08 dezembro, 2006
Divertido
Gostei do conto de Mário de Carvalho. Gostei da forma como está escrito. Ainda não li nenhum romance dele mas fiquei com vontade, não sei se repararam mas os títulos das suas obras são sempre extensos e diferentes, aguçam a curiosidade.
Sesta
"0 grande Homero às vezes dormitava, garante Horácio. Outros poetas dão-se a uma sesta, de vez em quando, com prejuízo da toada e da eloquência do discurso. Mas, infelizmente, não são apenas os poetas que se deixam dormitar. Os deuses também."
07 dezembro, 2006
O último encontro foi...
05 dezembro, 2006
Clio, a musa da História
Era a musa da história e da criatividade, aquela que divulgava e celebrava realizações. É representada como uma jovem coroada de louros, trazendo na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro intitulado "Thucydide". Outras representações suas apresentam-na segurando um rolo de pergaminho e uma pena, atributos que, às vezes, também acompanham Calíope. Clio é considerada a inventora da guitarra. Em algumas de suas estátuas traz esse instrumento em uma das mãos e, na outra, um plectro.
04 dezembro, 2006
Leituras de Dezembro ...
- A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho de Mário de Carvalho
- Marido de Lídia Jorge
- Civilização de Eça de Queirós
- Suave Milagre de Eça de Queirós
01 dezembro, 2006
Post it
O encontro do À Volta das letras é já este Domingo. Desta vez vai ser no Museu Nacional de Arte Antiga às 10h00, o ponto de encontro é na cafetaria.
São todos bem vindos tenham lido ou não o livro.
Apareçam...