Através dos dramas de uma familia indiana, Arundati Roy dá-nos a conhecer alguns aspectos da vida na India. Um livro póetico, duro e triste.
30 janeiro, 2010
29 janeiro, 2010
Biografia de George Orwell
Nascido Eric Arthur Blair, em 1903, filho de um alto funcionário da marinha inglesa, estacionado na Índia, este bretão de origem hindu leu as primeiras letras na aristocrática Academia de Eton. Desde lá, dá demonstrações de seu pensamento originalíssimo, se desencantando com a sociedade de que faz parte, repudiando todo intelectualismo e seu artificialismo.
Ler mais…
Ler mais…
28 janeiro, 2010
1984
27 janeiro, 2010
26 janeiro, 2010
Orgulho e Preconceito
No Domingo foi o nosso encontro mensal. O local escolhido foi a Saudade em Sintra, uma sala de chá que nos transporta para o ambiente do Orgulho e Preconceito. A ementa escolhida foi chá e scones. Quem leu o livro da Jane Austen ficou absolutamente rendido a ele, é um livro que nos agarra da primeira a última página, que nos dá vontade de ter vivido em pleno século XVIII. Os personagens são riquíssimos, desde o humor do Mr. Bennet, a honra da Elizabeth, o orgulho de Mr Darcy, a futilidade das duas irmãs, são magníficos…
O meu serão de Sábado foi passado à lareira a ver a série Orgulho e Preconceito da BBC (obrigada Helena), que tantas vezes aqui falei. Lembrava-me vagamente de alguns episódios. Fiquei fascinada, a série retrata muito fielmente o livro e os intérpretes foram muito bem escolhidos Jennifer Ehle (Elizabeth Bennet ) e Colin Firth (Fitzwilliam Darcy) ficaram perfeitos nos papeis.
Para além da Jane Austen, falou-se no Domingo de Iain M. Banks, da Breve História do Mundo, o O Dilema do Omnívoro de Michael Pollan e da Biografia do Hitler…
Mais uma manhã de boas conversas.
"Ela é tolerável, mas não bonita o suficiente para tentar-me!"
Seguimos viagem para 1984 ...
22 janeiro, 2010
Encontro,
Domingo às 10h30 na Saudade em Sintra. Um local bem adequado ao Orgulho e Preconceito.
Até lá boas leituras.
Até lá boas leituras.
17 janeiro, 2010
Orgulho e vaidade
«- O orgulho - começou Mary, que tinha certa vaidade na solidez das suas observações - é vulgar e julgo que inato em todos os homens. Há poucas pessoas que não se olhem com auto-complacência e não tenham qualidades - reais ou imaginárias - de que se sintam orgulhosas. Vaidade e orgulho são coisas muito diferentes, embora muitos empreguem, indistintamente, os dois termos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho consiste na boa opinião que formamos de nós mesmos e a vaidade na impressão favorável que desejaríamos fazer nos outros. »
Orgulho e Preconceito, Ed. Romano Torres, p. 22 e 23
14 janeiro, 2010
04 janeiro, 2010
02 janeiro, 2010
Leitura Paralela
01 janeiro, 2010
Mr. Bennet
Desde a 1ª página que gosto do Mr. Bennet. É inteligente, bem disposto, gozão, optimista. Gosto mesmo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)