30 janeiro, 2010

Leituras parelelas



Através dos dramas de uma familia indiana, Arundati Roy dá-nos a conhecer alguns aspectos da vida na India. Um livro póetico, duro e triste.

28 janeiro, 2010

1984


Iniciamos agora a nossa leitura de 1984, de Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudónimo de George Orwell, responsável pela expressão Big Brother, apresenta-nos neste romance uma metáfora sobre o poder nas sociedades actuais.

A ler…

26 janeiro, 2010

Orgulho e Preconceito

Foto retirada dos Cinco Quartos de Laranja

No Domingo foi o nosso encontro mensal. O local escolhido foi a Saudade em Sintra, uma sala de chá que nos transporta para o ambiente do Orgulho e Preconceito. A ementa escolhida foi chá e scones. Quem leu o livro da Jane Austen ficou absolutamente rendido a ele, é um livro que nos agarra da primeira a última página, que nos dá vontade de ter vivido em pleno século XVIII. Os personagens são riquíssimos, desde o humor do Mr. Bennet, a honra da Elizabeth, o orgulho de Mr Darcy, a futilidade das duas irmãs, são magníficos…

O meu serão de Sábado foi passado à lareira a ver a série Orgulho e Preconceito da BBC (obrigada Helena), que tantas vezes aqui falei. Lembrava-me vagamente de alguns episódios. Fiquei fascinada, a série retrata muito fielmente o livro e os intérpretes foram muito bem escolhidos Jennifer Ehle (Elizabeth Bennet ) e Colin Firth (Fitzwilliam Darcy) ficaram perfeitos nos papeis.

Para além da Jane Austen, falou-se no Domingo de Iain M. Banks, da Breve História do Mundo, o O Dilema do Omnívoro de Michael Pollan e da Biografia do Hitler…

Mais uma manhã de boas conversas.

"Ela é tolerável, mas não bonita o suficiente para tentar-me!"

Seguimos viagem para 1984 ...

22 janeiro, 2010

Encontro,

Domingo às 10h30 na Saudade em Sintra. Um local bem adequado ao Orgulho e Preconceito.

Até lá boas leituras.

17 janeiro, 2010

Orgulho e vaidade

«- O orgulho - começou Mary, que tinha certa vaidade na solidez das suas observações - é vulgar e julgo que inato em todos os homens. Há poucas pessoas que não se olhem com auto-complacência e não tenham qualidades - reais ou imaginárias - de que se sintam orgulhosas. Vaidade e orgulho são coisas muito diferentes, embora muitos empreguem, indistintamente, os dois termos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho consiste na boa opinião que formamos de nós mesmos e a vaidade na impressão favorável que desejaríamos fazer nos outros. »

Orgulho e Preconceito, Ed. Romano Torres, p. 22 e 23

02 janeiro, 2010

Leitura Paralela

Zimler continua a contar a perseguição aos judeus no século XX. Desta vez relata o drama de uma familia no gueto de Varsóvia. Zimler consegue fazer rir, chorar, criar empatia com as personagens e surpreender com o final que dá a esta história.
Boas leituras.

01 janeiro, 2010

Mr. Bennet

Desde a 1ª página que gosto do Mr. Bennet. É inteligente, bem disposto, gozão, optimista. Gosto mesmo.