22 novembro, 2008

Encontro

Depois de abrimos o apetite com as crónicas do Em Portugal não se come mal era mais que óbvio que o encontro do À Volta das Letras deste mês tinha de incluir comida.

Tinha ficado combinado que o jantar seria dia 22 (hoje) na Casa do Alentejo, mas por vários motivos tivemos que antecipar o encontro para ontem e mudar o restaurante para a Casa dos Passarinhos (a Casa do Alentejo já não aceitava reservas, é a crise!).

Restaurante decidido, hora marcada, aí fomos nós.

Por voltas das 21h30 lá nos conseguimos sentar à mesa. Restaurante familiar, a rebentar pelas costuras, barulhento. Fiquei receosa, será que conseguiríamos conversar naquela confusão.

Chegou à comida, tudo maravilhoso: naco na pedra, arroz de polvo malandrinho, arroz de tamboril, um vinho tinto da casa e umas belas batatas fritas. A sobremesa, leite-creme e gelado da casa (enorme), quanto ao gelado da Minerva nem vamos falar tendo em conta o seu tamanho mínimo.

Cafés. Muita conversa depois… O restaurante vazio, restávamos nós que nem nos apercebemos que já toda a gente tinha saído, o empregado (impecável) nem nos aparecia com medo de estragar a conversa.

Falou-se de tudo, crise económica, clássicos gregos, Sintra e o seu misticismo, comida, restaurante, Cristiano Ronaldo, ensino, as nossas novidades e claro de livros, livros, livros, livros.

Decisão difícil foi qual o livro para o próximo mês. Entre várias sugestões optamos por Mau tempo no canal de Vitorino Nemésio.

Encontro ficou para dia 21 de Dezembro no Kaffeehaus para tomarmos o pequeno-almoço e passearmos pelo Chiado com a paisagem natalícia que por lá anda.

Sem comentários: