12 setembro, 2008

Régua, instrumento pedagógico?

"Ao serviço de Francisco de Almeida, na armada que, em 1505, navega para a Índia, Magalhães participa no processo de conquista, pilhagem ou anexação de algumas das principais cidades-estado da África Oriental."

Pág. 29

Fiquei em choque quando ouvi pela primeira vez que os portugueses pilhavam, queimavam e maltratavam os povos conquistados. Depois de uma professora primária, admiradora confessa de Salazar, nos dar a história de Portugal como uma epopeia cheia de heróis e onde, claro, os portugueses eram sempre os maiores e muito bonzinhos, tive alguma resistência em acreditar que aquela história que ouvia, agora no 7º ano, fosse a verdadeira.

Com o tempo lá fui aceitando melhor, mas ainda hoje quando leio relatos em que descrevem as atrocidades cometidas pelos portugueses me lembro da Professora Zulmira, que apesar de utilizar o método pedagógico da régua de madeira com buracos, foi sem dúvida uma excelente Professora Primária, que nos conseguiu incutir o gosto história de Portugal (ainda que um bocadinho embelezada).
Boas leituras.

1 comentário:

Luis Eme disse...

então não há mais "postas", Rute?

meti-me contigo no meu largo...

bjs