06 novembro, 2006

Um bocadinho da sua história pessoal

Agustina Bessa Luís é descendente de uma família do Norte e de uma Espanhola, de Zamora. Nasceu em Amarante no ano de 1922. Actualmente vive no Porto, mas a sua infância foi passada em Vila-Mea.
A sua primeira obra foi a novela O Mundo Fechado em 1948, desde então nunca mais parou de escrever, tendo uma actividade literária invulgar. Tem actualmente mais de 50 obras publicadas.
Uma das suas obras mais conhecidas a Sibila, hoje fonte de estudo e análise no ensino secundário, recebeu por este romance o Prémio Eça de Queirós, em 1954.
Viu alguns dos seus livros adptados ao cinema pela mão do cineasta Manoel de Oliveira.
Em 2004, recebe o prémio mais importante da sua carreira, o Prémio Camões.
Agustina é uma das mulheres mais activas na nossa sociedade cultural, participando em inúmeras acitivadades, actualmente podemos vê-la no programa Ela por Ela do canal 1.
Obra publicada.
Prémios que recebeu até hoje.
Para saber mais.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gosto de algumas coisas dessa grande senhora da escrita Portuguesa, boa escolha. Boa semana

Totoia disse...

Obrigado, barão da tróia ii. Boa semana para si também.

Laranjinha disse...

Penso que Agustina Bessa Luís deve ter tantas estórias para contar.

Different disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Different disse...

Agustina é simplesmente a mehor escritora portuguesa. Não há ninguém que descreva de forma tão crua e real a natureza feminina: a força, a coragem, a entrega, a passividade premeditada.
Já merecia uma nomeação para Nóbel. No final de cada livro, as personagens continuam a vaguear na nossa vida... ficamos sem saber se sonhámos ou se vivemos. Parabéns pela escolha