13 outubro, 2006

Retornado

Retornado: 1. O que regressa ao sítio de onde partiu; o que retorna.2.O que regressou a Portugal vindo das colónias, após a descolonização. Eles são retornados de Moçambique. Na década de 70, veio para Portugal quase um milhão de retornados.”Cacos de um império a cair aos bocados como prédios de Lisboa e os seus caóticos cais onde atracam navios de retornados fugidos ao que julgam fosse porto seu até lhes virem dizer que se ponham ao fresco, que acabou a comédia, a tragicomédia”(Almeida Faria, Cavaleiro Andante, p.233) .

Dicionário Língua Portuguesa Contemporânea / Academia das Ciências de Lisboa

3 comentários:

Anónimo disse...

É difícl colocar-me no lugar destas tantas pessoas, que na maioria dos casos deixaram toda uma vida para trás em África. Quantas histórias não estarão por contar. Tenho curiosidade em saber mais sobre esta gente.
Modigliani

Anónimo disse...

À palavra retornado parece estar associado um sentido algo depreciativo. Gostaria de perceber melhor o porquê disto. Isto é, aprofundar a questão sociológica e histórica. Como viam os portugueses (da metrópole)os retornados e vice versa. As razões de uns e de outros...
Modigliani

Totoia disse...

Olá Modigliani ao londo deste mês e durante a leitura deste livro vamos tentar dar resposta a algumas questões que levantas.